BLITZ Buscas www.blitz.u1u.de
Blitz Alemanha Curiosidades Links e artigos
Nossos seguidores do Blitz Germany
sábado, 1 de setembro de 2007
# Tribos germânicas datam dos primórdios do Império Romano.
Na origem do povo alemão estão as tribos germânicas. Referências literárias a elas aparecem já antes da era cristã. Mas se passaram séculos até que elas formassem uma nação, já que no início não tinham unidade política.
O povo alemão surgiu num processo que se estendeu por vários séculos, e suas origens perdem-se no tempo. A palavra Deutschland (Alemanha) compõe-se de dois elementos: enquanto land significa terra, deutsch, que só apareceu no século 8º, designava inicialmente a língua falada na parte oriental do império dos francos, que atingiu seu apogeu no reinado de Carlos Magno. Os teutões, um povo sobre o qual pouco se sabe, podem ter sido sua origem. Consta que eles desapareceram depois de derrotados pelo comandante romano Caio Mário em 102 a.C. O nome latino Germania é derivado do alemão Gehrmann ou Wehrmann, que significa "homem de guerra" ou "homem de lança".
O rio Reno, que os romanos cruzaram duas vezes na tentativa de subjugar a Germânia, tornara-se, já na época de César, o limite de dois mundos distintos: o latino mediterrâneo e o nórdico germânico. O imperador romano Augusto desistiu da expansão até o rio Elba (no leste da atual Alemanha) depois que o príncipe Armínio, da etnia germânica dos queruscos, derrotou três legiões na Floresta de Teutoburg. Por ter conseguido deter os romanos, Armínio – ou Hermann, como é chamado em alemão – é considerado o primeiro herói "nacional" da Alemanha.
Demorou muito, contudo, para que os povos germânicos constituíssem uma nação. Esse movimento começou com a constituição do grande Estado franco merovíngio e sua conversão ao cristianismo durante o reinado de Clóvis (481 a 511 d.C.), episódio que está ligado também à origem da França. Três séculos depois, pouco depois da morte de Carlos Magno (814 d.C.), o império começou a se desintegrar devido a partilhas sucessórias. Formou-se um império ocidental e um oriental – a fronteira política correspondia mais ou menos à fronteira lingüística entre o alemão e o francês.
Ameno "Latin: Tira-me/Revala-me"
Germânia (Germania em latim)
Na época romana, a Germânia (Germania em latim) era o nome com que os romanos se referiam a uma área geográfica que se estendia da margem ocidental do Reno até uma fronteira oriental vaga nas regiões de floresta e estepe das atuais Rússia e Uncrânia.
A Germânia era habitada por diferentes tribos, quase todas germânicas, mas também celtas , bálticas e citas . A conformação étnica era complexa e alterou-se com o tempo devido a migrações. Os Germânicos falavam línguas proto-germânicas.
Roma conhecia a "Germânia interior", a oeste e sul do Reno, ocupada pelos romanos, e a "Germânia livre", a leste do Reno. A Germânia ocupada dividia-se em duas províncias romanas : a Germania Inferior (hoje o sul dos Países Baixos) e a Germania Superior (hoje a Suiça e a Alsásia).
O mais completo relato sobre a Germânia, preservado dos tempos romanos, é Germania, de Tácito.
Nos tempos modernos, o termo Germânia é ocasionalmente empregado para referir-se às terras habitadas por povos de origem germânica ou de língua alemã, independentemente de fronteiras nacionais.
GERMANI as tribos germânicas como aliadas dos celtas.
Anglo-saxões - Povo Germanico
Dicas Blitz Curiosidades blogs "clique nos links abaixo"
Destaque no dia 09 11 2009 na Internert Mundial
20 anos da queda do Muro de Berlim, marco da reunificação do país após 40 anos dividido
A capital alemã será o centro das atenções do mundo na próxima segunda-feira, quando celebrará os 20 anos da queda do Muro de Berlim, marco da reunificação do país após 40 anos dividido em dois regimes - capitalista ao oeste e socialista ao leste.
O governo alemão promete realizar uma enorme "festa da liberdade" que vai reunir os líderes das grandes potências. As celebrações lembram o clímax da lenta desintegração dos regimes comunistas da Europa Oriental e da censura histórica, após meio século de confrontos entre blocos hostis.
Na noite de 9 de novembro de 1989, o mundo assistiu incrédulo ao espetáculo de milhares de alemães orientais apertando as mãos dos compatriotas no Ocidente, após a inesperada abertura das passagens. O muro começava a ruir a golpes da população.
Na segunda-feira, a chanceler Angela Merkel, que cresceu na ex-Alemanha Oriental e cuja carreira política começou com a queda do Muro, receberá diplomatas e líderes mundiais na famosa festa no Portão de Brandemburgo. Nesta semana, ela revelou que, por estar em uma sauna com um amigo, não acompanhou os primeiros momentos da queda do Muro.
# Du bist Deutschland - Original "Você é Alemanha
# Deutsche Wiedervereinigung
A reunificação da Alemanha (Deutsche Wiedervereinigung, em alemão) ocorreu em 3 de outubro de 1990, quando o território da antiga República Democrática da Alemanha (RDA ou Alemanha Oriental) foi incorporado à República Federal da Alemanha (RFA ou Alemanha Ocidental). Após as primeiras eleições livres na RDA em 18 de março de 1990, as negociações entre as duas Alemanhas culminaram no Tratado de Unificação (Einigungsvertrag, celebrado em 31 de agosto de 1990), enquanto que os entendimentos entre a RDA e a RFA e as quatro potências de ocupação (Estados Unidos da América, França, Reino Unido e União Soviética) resultaram no chamado "Tratado Dois Mais Quatro" (celebrado em 12 de setembro de 1990), que outorgava independência plena ao Estado alemão reunificado. A Alemanha reunificada continuava a integrar a Comunidade Européia (posteriormente, União Européia) e a OTAN. O termo "reunificação" é empregado para diferenciá-la do processo histórico de unificação da Alemanha, em 1871.
Nossa que conteudo bacana, muito legal mesmo, que Deus continue te abençoando sempre....
ResponderExcluirGraça e paz
Esses assuntos de história são tão legais!
ResponderExcluirMuito divertido conhecer a cultura desses povos...
=)
http://esperaemdeus.blogspot.com/
É interessante saber que a questão da língua foi um dos fatores que contribuíram para a formação de dois impérios, que mais tarde também deram origem a duas nações. E também saber que o nome Deutschland, foi originado, justamente da língua que se falava na região.
ResponderExcluir